Acreditando que os problemas sociais irão refletir sobre a
economia, educação e saúde do país, do estado e da própria
empresa, a A.S.R. de Blumenau concluiu que somente com métodos e
práticas de auxílio e parcerias em projetos visando à inclusão
de adolescentes aprendizes no mercado de trabalho, a população
poderá atingir um estágio social mais justo, mais sociável, mais
participante e assim poderá crescer.
O projeto está sendo desenvolvido dentro de um Projeto da
Pró-Família denominado “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO
TRABALHO APRENDIZ”, na parte do Programa de Orientação para o
Trabalho da Fundação
A inclusão do Projeto Labore em parceria na Pró-Família
permitirá ao jovem pela instituição atendido a receber
instruções e informações que auxiliarão em seu futuro;
Além disso, o Projeto labore irá auxiliar na busca de novas
vagas junto às empresas de Blumenau para os Adolescentes
Aprendizes, solicitando as próprias associadas empresárias da
Casa da Amizade e sócios empresários dos Clubes de Rotarys de
Blumenau, vagas para uma demanda de 470 adolescentes já
cadastrados no programa da Pró-Família, oriundos de famílias com
renda per capita de até meio salário mínimo ou que estejam em
situação de risco social, pois estes necessitam da chance de
serem inseridos no mercado de trabalho.
2.4 - Público Alvo/Metas: (Para o preenchimento deste item
observar os anexos 2 - Público Alvo e 3 - Faixa Etária).
PUBLICO ALVO/FAIXA ETÁRIA/META: Fundação Pró-Família.
Jovens de 14 a 18 anos, em situação de vulnerabilizade social,
atendidos dentro da Fundação Pró-Família pelo projeto
“CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ” - 160
jovens (02) grupos
2.5 Modalidade de Atendimento e Ação Desenvolvida:
MODALIDADE D ATENDIMENTO
- Meio de interferência, informação e educação com trabalhos
dirigido aos jovens adolescentes institucionalizados;
- Meio de interferência para a obtenção de um número maior de
empresas para receber os jovens aprendizes em seus
estabelecimentos.
AÇÃO DESENVOLVIDA
- Palestras e divulgação da matéria explanada ao jovens visando
a direcionamento e facilitando a inserção do adolescente no
mercado de trabalho.
2. 6. Ação executada desde:
DIA 07 de Agosto de 2006
3. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Histórico da Instituição:
A Associação de Senhoras de Rotarianos de Blumenau (Casa da
Amizade) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em
07 de outubro de 1966, que teve início com o encontro de algumas
senhoras de rotarianos enquanto eles participavam das reuniões
de Rotary.
Hoje, a ASR de Blumenau conta com mais de 260 voluntárias
associadas, sendo esposas, viúvas, noivas ou companheiras dos
rotarianos dos nove Rotary Clubes de Blumenau, ou sócias
colaboradoras convidadas.
Com o ideal de servir e com o espírito de companheirismo, a ASR
desenvolve com a ajuda de suas sócias um trabalho filantrópico
diferenciado, sendo sua principal meta, dar assistência e
trabalhar em parceria com as diversas entidades filantrópicas do
município.
Procuramos doar às entidades assistidas, vários tipos de
materiais,equipamentos, alimentos, roupas e demais suprimentos.
Além disso, incentivamos profissionais voluntários a doarem
parte do seu tempo para se dedicar com seu trabalho e
conhecimento junto às pessoas que fazem parte destas entidades.
Atualmente, a ASR assiste as seguintes entidades: ABAM, ABAPA,
ABLUDEF, ACEVALI, AFEBLU, APAE, ASILO SÃO SIMEÃO, CASA DA
ESPERANÇA, CASA DE APOIO A CRIANÇAS COM NEOPLASIA, C.E.I.
ROBERTO RUDOLPH BARTH, ALA INFANTIL DO HOSPITAL SANTO ANTÔNIO,
LAR BETHÂNIA, LAR BETHEL, PRÓ-FAMILIA, REDE FEMININA DE COMBATE
AO CÂNCER, ASILO SÃO LUCAS, CEI PAULO ZIMMERMANN, ESCOLA HERMANN
HAMAM, APPM ASSOC. PAIS E PORTADORES DE MIELOMENINGOCELE.
Projeto Pela ASR hoje desenvolvidos:
1) PROJETO PLANETA AZUL (Cei Robert Rudolf Barth -
Itoupavazinha):
“Vai,
vai, vai, começar a brincadeira”, para crianças de até 7 anos de
idade. São aulas que abordam os bons costumes, resgate de
valores morais e cívicos, além do respeito ao meio ambiente.
2)PROJETO LABORE em parceria com a Fundação Pró-Família
(Fundação do Bem Estar da Família Blumenauense), no qual atuamos
da seguinte maneira:
-
Atuar dentro do Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO
TRABALHO APRENDIZ”,
-
Divulgar a existência de jovens disponíveis para trabalhar
por meio período como adolescentes aprendizes;
-
Divulgar entre nossas associadas e rotarianos a oportunidade
de proferir palestrantes aos adolescentes aprendizes, sobre
os mais variados temas (ética, família, trabalho, saúde,
prevenção ao uso de drogas, dentre outros).
Sabemos que, para alcançar o estágio em que nos encontramos
hoje, tivemos que trilhar um longo caminho. Caminho este que
apresentou diversas vezes obstáculos que pareciam
intransponíveis. Todos os trabalhos realizados e conquistas
firmadas nestes quarenta anos de história, só foi possível
graças a participação e ao esforço das 53 presidentes que já
passaram pela Associação de Senhoras de Rotarianos, bem como de
todas as companheiras que de uma forma ou de outra se dedicaram
a esta importante instituição chamada Casa da Amizade.
Histórico da Ação:
Durante todo o ano as associadas da ASR se reúnem
ordinariamente, bem como em reuniões da Diretoria Executiva com
o propósito de fazer uma análise dos projetos assistenciais que
estão sendo executados bem como analisando novas propostas de
projetos, que geralmente são indicados pelas associadas que
atuam nas entidades assistenciais (voluntariamente).
Com a pro-família não foi diferente, a ASR, através de suas
voluntárias da pró-família, tomou conhecimento do projeto Curso
de Rotinas Trabalhistas pela Fundação executado, e, após
questionada a instituição se haveria possibilidade de formamos
alguma parceria dentro dos trabalhos da Pró-família a mesma
abriu essa possibilidade, que complementaria e somaria ao Curso
de Aprendiz de Rotinas Trabalhista e fecharia uma lacuna criada
dentro dessa atividade no curso.
Em uma das assembléias gerais ordinárias, realizadas pela ASR
foi discutido quais as áreas as mulheres iriam se dedicar a
trabalhar. Muitas sugestões surgiram, mas uma das que foram
aprovadas, seria a parceria com a Fundação do Bem Estar da
Família Blumenauense – Pró-família, segmentando o Projeto Labore
dentro do Curso em Rotinas Administrativas voltado para o
adolescentes aprendiz, pela Pró-Família administrado.
Em 07/08/06 foi efetivada a parceria da A.S.R com a Fundação
Pró-família de forma voluntária, visando aplicar o Projeto
Labore dentro do Projeto do Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA
ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ” no curso de “Aprendiz de Rotinas
Trabalhistas”.
O Projeto Labore irá paralelamente ao Curso de Rotinas
Trabalhistas, do Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO
TRABALHO APRENDIZ” orientar os adolescentes desde cedo a
refletir sobre as várias profissões existentes, inserindo-os no
mundo do trabalho para que, com orientações e tarefas adequadas
recebidas, possam dominar novas tecnologias e ter uma melhor
escolha da profissão, tendo por base as informações reais sobre
o mercado de trabalho.
Dentro do Projeto Labore, os jovens terão a conscientização
sobre o que irão enfrentar na escolha da profissão com
experiências práticas no mundo do trabalho, através de
profissionais voluntários de alguma das área a serem explanadas,
como forma de incentivo para que pela insegurança provocada pela
falta de conhecimentos práticos em um emprego futuro levem esses
jovens a abandonar as expectativas de crescerem
profissionalmente.
O Projeto Labore é uma proposta nova e houve o incentivo de
grande parte das voluntárias e associadas das ASR para a
realização do mesmo.
O projeto possui dois perfis de execução: Um deles é buscar
voluntários sendo que o objetivo é ministrar palestras; e o
outro é buscar novas vagas no mercado de trabalho para inserir
estes adolescentes.
3.3 – Descrição da Estrutura Física
Uma parte do Projeto Labore (palestras) ocorrerá nas
dependências da Fundação Pró-família, em ambiente escolar, para
turmas de no máximo 20 adolescentes de 14 a 18 anos por sala de
aula.
Para a execução da palestra será utilizado pela (o) palestrante
voluntário o quadro negro, material didático (opcional), data
show e demais materiais que julgar necessários à melhor e mais
ampla explanação da matéria a que veio a palestrar.
A parte de divulgação de vagas para as associadas e empresários
da comunidade será feito através de folders que serão
distribuídos pelas próprias associadas.
3.4– Justificativa:
As importâncias do Projeto Labore em parceria para a Pró-Família
no Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ”:
1.é um projeto que não requer requer custos financeiros para
ocorrer, por ser dependente exclusivamente da ação da pessoa que
irá realizar as palestras (associadas e voluntários);
2.possibilita à diversas pessoas da comunidade, como voluntários
da ASR, a abertura de um trabalho voluntário, voltando
especificamente para a área de atuação profissional dos mesmos;
3.o trabalho é direcionado à jovens e adolescentes de baixa
renda, que necessitam de suporte para fortificar uma expectativa
de crescimento pessoal e profissional.
4.Esse projeto faz parte dos objetivos sociais da ASR.
5.Esse curso aplicado pela Pró-Família, com a parceria da ASR
visa preparar o adolescente para o Mercado de Trabalho,
proporcionando-lhe suporte técnico na área administrativa
compatível com o seu desenvolvimento físico, psicológico e
moral,
6.Ao conseguir vagas para esses jovens aprendizes, este projeto
facilita a entrada dentro dos estabelecimentos empresariais,
dando um primeiro passo para a formação de cidadania desse jovem
aceito na empresa/comercio.
3.5Objetivos
3.5.1Objetivo Geral:
Trabalhar em Parceria com a Fundação Pró-Familia, dentro do
Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ”por
eles adotados, que visa orientar os adolescentes aprendizes da
Fundação Pró-família a fim de facilitar a inserção dos mesmos no
mercado de trabalho.
O trabalho realizado está de acordo com os objetivos sociais e
estatutários da ASR, que é Assistir e orientar associações
filantrópicas e promover obras assistenciais; "II – Desenvolver
entre as associadas um espírito de amizade e companheirismo,
estimulando-as para o ideal de servir e colaborar com os
trabalhos comunitários desenvolvidos pela Associação";
3.5.2 Objetivos Específicos
3.5.6 Atividades
-
Promover oportunidade de orientação e reflexão a
adolescentes referente a questões direcionadas para o
mercado de trabalho
-
Desenvolver o espírito de voluntariado dentro da comunidade
blumenauense;
-
Criar opções de vagas para os adolescentes aprendizes que
participam do Projeto.
-
Trazer maior motivação aos jovens adolescentes sobre o
futuro deles profissionalmente.
-
Trazer métodos práticos dentro dos painéis a serem
explanados pelos palestrantes
-
Trazer conhecimento adquirido aos jovens.
-
Palestras com formação técnico-profissional que permite ao
jovem aprender uma profissão .
-
Buscar profissionais dentro da ASR, através de suas
associadas, bem como de profissionais dos mais diversos
segmentos profissionais, dentro do empresariado
blumenauense.
Ao buscar pessoas voluntárias para palestrar aos jovens
adolescente, ao mesmo tempo oportuniza-se ao empresário conhecer
o funcionamento do projeto e da legislação que o ampara e ao
mesmo tempo dar segurança ao empresário da real importância
desse projeto e de dar uma vaga de um primeiro emprego ao jovem
aprendiz.
Dentro das palestras a serem realizadas, os palestrantes darão
maior ênfase a uma interpretação positiva do futuro desses
jovens, tentando demonstrar a realidade, onde o comprometimento
do jovem deve ser espelho para seu futuro;
Os palestrantes terão a oportunidade de trazer métodos práticos
do dia a dia de suas empresas, com análise de “cases” para
facilitar a compreensão desses jovens, através de oficinas e
trabalhos de grupos.
O conhecimento adquirido dos palestrantes irá fortificar a
vontade desses jovens, quando da discussão e análise dos temas
que fazem parte das disciplinas dos cursos.
3.6 Metodologia:
As atividades serão desenvolvidas pela equipe de senhoras
voluntárias da ASR e de voluntários da comunidade, sendo que a
periodicidade será mensal.
Juntamente com a equipe de profissionais da Fundação, será
adequado um calendário fixo para a participação desses
palestrantes em sala de aula.
Essas aulas acontecerão de 2ª a 5ª feira em dois turnos, no
matutino, com início às 08:00 horas e término às 11:00 horas e,
no período vespertino, com início às 13:00 horas e término às
16:00 horas.
São 160 aprendizes distribuídos em 8 turmas com 20 alunos. As
aulas acontecerão na Fundação Pró-família em salas de aula
adequadas para esta formação.
Serão recebidos palestrantes para complementar as aulas teóricas
dos seguintes temas:
-
1.Relações Humanas;
-
2.Ética;
-
3.Comunicação no mercado de Trabalho;
-
4.Matemática;
-
5.relações Familiares;
-
6.Auto-conhecimento;
-
7.Sexualidade;
-
8.Drogas;
-
9.Saúde e Segurança no Trabalho;
-
10.Educação Ambiental;
-
11.Rotinas Administrativas;
-
12.Trabalho em Equipe;
-
13.Empreendimento no trabalho;
-
14.A Escolha Vocacional;
-
15.As diversas profissões;
-
16.Aptidões.
4. INDICADORES DE AVALIAÇÃO:
Atividades
Indicador Quantitativo e/ ou Qualitativo/Meio de Verificação
através do:
-
Interesse demonstrado pelos jovens.
-
Pela aceitação e reciprocidade dos convites feitos pela ASR
-
Pelo número de jovens participantes no Curso ou com
interesse de participar;
-
As informações serão coletadas através da discussão que
ocorrerá dentro dos painéis.
-
Parâmetro convites realizados e convites aceitos.
-
Pelo número de vagas conseguidas.
6. IDENTIFICAÇÃO DOS PARCEIROS
-
Fundação do Bem-Estar da Família Blumenauense – Pró-família
-
Conselho Municipal de Assistência Social
-
Associação de Senhoras de Rotarianos de Blumenau.
Parceria dentro do Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO
TRABALHO APRENDIZ”, dentro do Curso de Rotinas administrativas,
onde será executado pela ASR o Projeto LABORE.
Através da captação de pessoas físicas da comunidade para atuar
nas palestras dentro do curriculum do Curso.
7. BIBLIOGRAFIA:
-
Lei nº 10.097, de 19/12/2000;
-
Decreto nº 5.598, de 01/12/2005;
-
CLT;
-
Estatuto da Criança e do Adolescente;
-
Constituição Federal de 1988;
-
Portaria Mtb nº 20/2001;
-
Portaria Mtb nº 702/2001;
-
Convenções nº 138 e 182
-
Recomendações nº 146 e 190 da OIT
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