2-Identificação Do Projeto/Programa/Serviço/Benefício
O Centro de Educação Infantil Robert Rudolf Barth, atende cerca
de 190 crianças, no horário das 6:45 horas até as 18:30 hs do
bairro Itoupavazinha.
A ASR implantou no CEI na área de educação o projeto Planeta
Azul – Por Um Mundo Melhor com parceria da Fundação Mokiti Okada
atendendo 23 crianças na faixa etária de 3 a 5 anos.
A ação desenvolve a capacidade participativa, a colaboração e a
consciência coletiva da criança, através de experiência pautada
na prática constante dos valores espirituais, morais, culturais
e éticos.
Esta ação visa o fortalecimento dos vínculos familiar e social,
o direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização
para defesa do direito das crianças de 3 a 5 anos. Com suportes
educativos, lúdicos, recreativo, ampliação do universo
informacional.
Este Projeto será ampliando ainda na gestão 2007/2008 para o Cei
Paulo Zimmermann e a Escola Hermann Hamann, assim que possuir
recursos financeiros para suporta-lo. E além desses, outras
escolas e CEI que tiverem interesse em participar do Projeto,
que estimula os valores de educação, moral e civismo.
2.4- Público Alvo/Metas:
Público Alvo
-
Crianças na faixa etária de 3 a 5 anos de idade do bairro
Itoupavazinha, que são atendidas dentro do Lar Roberth Barth
-
A curto prazo ampliação para CEI e escolas municipai
Meta
2.5- Modalidade de Atendimento e Ação Desenvolvida:
-
Serviços para crianças de 3 a 5 anos que visem o
Fortalecimento dos Vínculos Familiares, o direito de
brincar, ações de socialização e de sensibilização para a
defesa dos direitos das crianças. Questões de educação,
moral e Civismo
-
Atendimento Jornada Parcial e Integral á criança de 3 a 5
anos – educação infantil.
-
A curto prazo ampliação para CEI e escolas municipais.
2.6- Ação executada desde: -
01/09/2005 - Longo Prazo
Identificação
3- Desenvolvimento do Projeto:
3.1. Histórico da Instituição:
A Associação de Senhoras Rotarianos de Blumenau- Casa da Amizade
está presente atuando sempre e preocupada em oferecer
atendimento social em que o ser humano é considerado e tratado
como sujeito de direito. Mantém o compromisso com a sociedade
Blumenauense investindo em ações e projeto que contribuem para o
bem-estar e a qualidade de vida das famílias, crianças e
adolescentes menos favorecidas.
A cidadania, a saúde, a educação são metas principais do plano
de ação da associação, tem por finalidade assistir e orientar
entidades não governamentais e governamentais elaborando
projetos e programas sociais, campanhas de doações, eventos.
O quadro social conta hoje com 240 sócios, sendo 223 sócias
efetivas e 17 sócias colaboradoras, é composto pelas seguintes
categorias de associados:
Associadas fundadoras, aquelas que assinaram a ata de fundação
da Casa da Amizade, em 1966.
Associadas efetivas: as esposas, viúvas, companheiras, noivas e
ex-esposas de rotarianos dos clubes de rotary da cidade de
Blumenau.
Associadas colaboradoras: são senhoras da comunidade, indicadas
por associados efetivas e aprovadas pelo conselho consultivo,
observando sempre o limite de 30% do total das associadas.
A missão da entidade esta essencialmente ligada ao exercício da
cidadania, aprendizado, participação, responsabilidade e
estimulação as ações voluntárias, qualificadas e comprometidas
com a questão social.
A ARS criou e executaram projetos, nas comunidades baixa renda,
parcerias com os Rotary Club de Blumenau, empresas, associação e
demais empresas privadas, pessoas física e jurídica da região.
Em parceria com o Hospital Santo Antônio desenvolveu o Projeto
Pimpolho e no CEI Frida Zadrozny implantou o Projeto
Brinquedoteca.
Participavam da seleção de projetos sociais escritos, sendo
premiados através do projeto Rosa de Prata conquistado duas
vezes e destinado ao melhor trabalho social e comunitário,
concorrendo com outras ARS de todos os países.
Na área da educação esta sendo desenvolvido o programa Planeta
Azul, por um mundo melhor no centro de Educação Infantil Robert
Rudolf Barth, atendendo 23 crianças na faixa etária de 3 a 5
anos de idade.
Ao longo desses anos, a entidade investe na melhoria da
estrutura, buscando benefícios e investimentos cada vez mais
adequados para oferecer ao nosso município. Para realização da
ação contamos com todos empresário e colaboradores nessa
jornada.
3.2. Histórico da Ação:
A Associação de Senhoras Rotarianos de Blumenau- Casa da Amizade
tem o desafio da ação social e da educação. Instituições
escolares, sociedade civil, organizações governamentais e não
governamentais, depara-se com o desafio de preparar para a
cidadania nossas crianças. Na área da educação vem implantando,
em escolas das redes púbicas (municipais e estaduais)
filantropia, o projeto Vai Vai Vai Começar a Brincadeira com a
Turma do Planeta Azul por um Mundo Melhor, que objetiva a
formação integral de crianças e adolescentes e auxilia os
educadores do compromisso de sua profissão. O projeto Planeta
Azul existe ha mais de 17 anos e surgiu a parti de uma pesquisa
preliminar, realizada por três anos com cerca de 20 crianças,
estudantes de uma escola pública de São Paulo. Com os temas
discutidos durantes esse período em sala de aula foram
elaboradas varias historias reunidos, ano 1988, em um ensaio de
historias em quadrinhos, intitulado “Revista Girassol”.
Com o sucesso obtido na aplicação da Revista Girassol em algumas
escolas de São Paulo, foi criado, em 1997, o Projeto Planeta
Azul, o qual consistia na implantação da revista de historinhas
em quadrinhos Planeta Azul-Por Um Mundo Melhor. Com apenas um
ano de existência, a revista passou a ser adotada por várias
escolas públicas do Brasil e comercializada em âmbito nacional.
No ano 2005 foi lançado o livro de histórias infantis “Grandes
conceitos, pequenas práticas”, com lições de cidadania e
respeito ao próximo. Atualmente amplia a atuação no sentido de
envolver também os pais das crianças e promover o maior diálogo
entre pais, professores e coordenadores da escola.
O Programa Educacional Planeta Azul foi desenvolvido pela
divisão Educacional da Fundação Mokiti Okada que faz parceria
com ASR. O motivo da implantação do Programa é devido o processo
de aprendizado da criança e muito importante não somente para
aquisição de conhecimentos, mas também para a formação de
cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em
nossa sociedade, é um projeto que pode criar um mecanismo capaz
de possibilitar o desenvolvimento da criança, como também da
escola que ela estuda, comunidade que ela vive, vínculos
familiares.
Em Blumenau a ASR desenvolve inicialmente o projeto no centro de
Educação Infantil Robert Rudolf Barth, com objetivo de resgatar,
os valores esquecidos em nossa sociedade. A entidade, atende as
necessidades das famílias, possibilitando às crianças a
permanência das mesmas no período integral, matutino ou
vespertino,desenvolvendo-a nos aspectos afetivo, cognitivo,
motor entre outros.
Porém possui objetivo de ampliar no próximo ano o Projeto em
mais CEIs e escolas, inicialmente no Cei Paulo Zimmermann e a
Escola Hermann Hamann. Para tanto necessita ainda conseguir
obter recursos financeiros.
3.3. Descrição da Estrutura Física
A estrutura do Centro Educacional Roberto Rudolf Barth, conta
com três prédios distintos: Barth 1 (primeira construção), Barth
2 (antigo “Casa da Criança”) e Barth 3 inaugurado recentemente
(06 de setembro 2006)
O projeto educacional Planeta Azul por um Mundo melhor é
desenvolvido no Barth 2 antiga Casa da Criança, o espaço conta
com 04 salas de aula, 01 biblioteca, 01 sala de televisão, 05
banheiros, 01 sala para os seus profissionais da educação, 01
secretaria, 01 refeitório, 01 cozinha, 01 dispensa, 01 lavação,
01 depósito e mais 02 parques localizados na parte externa do
Centro de Educação. A educadora do projeto utiliza 01 sala de
aula, 01 banheiro e o pátio.
3.4. Justificativa:
A Associação de Senhoras de Rotarianos de Blumenau-Casa da
Amizade, é uma associação civil sem fins lucrativos reconhecida
de utilidade pública municipal, estadual e federal. Sua sede
localiza-se na rua Amadeu da Luz, 122-sala 72, Blumenau-SC.
É uma associação que busca fazer um trabalho altruísta e
solidário que está ligado ao exercício da cidadania. A ASR
investe na educação no Centro de educação Infantil Robert Rudolf
Barth que sede espaço da associação de moradores da rua
Botuverá, está comunidade está inserida no bairro Itoupavazinha,
que se localiza na margem esquerda do Rio Itajaí-Açu, na rua
Carlos Duwe, 204. Atualmente atende 190 crianças e 31
servidores.
O motivo que levou a implantação do Programa Educacional Planeta
Azul foi para preparar as crianças para um melhor convívio e
aproveitamento nas salas de aula e em seu cotidiano, é
considerada uma atividade positiva que auxilia no
desenvolvimento pedagógico.
Devido ao sucesso e o reflexo do aprendizado no dia a dia das
crianças que estão participando do Projeto, a ASR – Casa da
Amizade pretende extender o mesmo inicialmente para o CEI Paulo
Zimmermann e para a Escola Hermann Hamann.
A ferramenta pedagógica que vem sendo usada pelo CEI há um ano e
seis meses na sala de aula, vêm estimulando a criatividade e a
sensibilidade das crianças. É utilizados gibs, revistas, jornais
e materiais didáticos que aproximam as crianças e ajudam na
socialização.
Programa cujos personagens ajudam até o combate a violência e á
agressividade entre crianças, os pais começam a vir até o CEI, e
pergunta o que está acontecendo e relatam a mudança do
comportamento dos filhos em casa. Trabalhar o respeito ao
próximo é básico. Isso deveria estar oficialmente no programa de
todas as escolas. A ASR é patrocinadora e promotora do programa
Educacional Planeta Azul-Fundação Mokidi Okada que é uma
entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos,
considerada de unidade pública, federal e estadual.
A fundação desenvolve projetos nas áreas de atuação: Educação,
Científica, Cultural, Esporte, Meio Ambiente, Agricultura
Orgânico e Saúde, visando à construção de um mundo melhor.
3.5. Objetivos
3.5.1. Objetivo Geral
Promover na área da Educação o Programa Educacional Planeta Azul
em CEIS escolas de redes, municipal e estadual, e organizações
governamentais e não governamentais, resgatando os valores
morais, intelectuais, culturais esquecidos na nossa sociedade.
3.5.6. Atividades
-
Contribuir para melhoria e formação da criança na educação.
-
Desenvolver sua capacidade de criativa participativa, e
consciência coletiva.
-
Incentivar a participação dos pais nas atividades escolares
dos filhos.
-
Fortalecer o papel do educados, enquanto facilitador e
multiplicador do fluxo de informações dirigidas às crianças.
-
Valorizar o trabalho lúdico pedagógico no desenvolvimento do
programa Educacional Planeta Azul.
Objetivos Especificos:
-
Leituras e exercícios dinâmicos das histórias em quadrinhos
Planeta Azul- Por Um Mundo Melhor.
-
Pesquisar e conhecer obras de artistas, pintores e
filósofos.
-
Palestras, reuniões, com os pais e educadores do CEI.
-
Capacitação em cursos para a formação dos educadores para
desenvolver o Programa Educacional Planeta Azul- Por um
Mundo melhor, disponibilização de material didático.
-
Elaboração
de dinâmicas e brincadeiras que despertam o interesse da
criança e da criatividade.
3.6. Metodologia
Fazer a leitura das histórias constantes da revista da campanha
do obrigado, e outras edições com o propósito de interar-se dos
temas tratados bem como captar a essência de cada uma delas.
Relatar as experiências vivenciadas pelas crianças e observar
constantemente como esta o comportamento das mesmas dentro da
sala de aula, no recreio nas suas casas.
A campanha do obrigado é a partida para implantação do projeto
Planeta Azul Por Um Mundo Melhor. É atividade mais importante da
ação para desenvolver o programa, o professor prepara atividades
através de um suporte dominado ponto de apoio, que foi
desenvolvido para facilitar a ampliação da revista em sala de
aula e para colaborar com o professor nas buscas nos resultados
almejados.
Pesquisar sobre as obras artísticas, elaborar sua própria
releitura da sua obra favorita e do artista, seja em desenho ou
colagem, pintura, dramatização, em texto poético visitas em
museus para comparar as obras dos artistas.
Relacionar palavras positivas que podemos incorporar ao nosso
vocabulário diário para fazer outras pessoas felizes. Escolher
uma atividade voluntária que possa ser iniciada dentro de sua
própria classe, tal como distribuir material para os colegas,
ensinar alguém que esta com alguma dificuldade na sua atividade
de colagem, desenho, massinha, etc. Levar jogos e brinquedos
para ser compartilhado com os colegas.
A evolução das crianças depende muito do carinho, da sabedoria e
dedicação do professor. As aulas são administradas uma vez por
semana no CEI. O professor utiliza revista em sala de aula,
incentivando-o a estimular o processo de desenvolvimento da
criatividade, espontaneidade, iniciativa e vontade própria nas
crianças.
Os professores enviam relatórios periódicos, para o Programa
Educacional Planeta Azul constando os relatos de experiências
dos alunos, pais e professores, as práticas e estratégias
utilizadas na sala de aula. Da análise de acervo de relatórios
recebidos, material de pesquisa de incalculável valor,
conclui-se que os resultados estão sendo alcançados em maior ou
menor escala conforme a realidade de cada escola, a metodologia
eleita e estágio de compreensão do professor sobre a sua missão
como educador, e do reconhecimento do real papel do aluno no
alcance da realização profissional daqueles que são os
responsáveis por sua formação moral, intelectual e espiritual.
A periodicidade acompanhamento técnico no tocante a palestras,
cursos e outros eventos, acontece conforme contato de trabalho
entre a Fundação Mokidi Okada e as unidades Educacionais.
O acompanhamento da equipe técnica da Fundação Mokidi Okada
acontecerá sistematicamente, quando serão coletados dados sobre
o desenvolvimento do projeto no Centro de Educação Infantil
através de relatórios individuais enviados pelo coordenador do
projeto e o educador. Os pais são convidados a participar de
reuniões e palestras.
4- Indicação de Avaliação
Atividade
Indicador Quantitativo e/ou Qualitativo / Meio de Verificação
-
Leituras e exercícios dinâmicos das historias em quadrinhos
Planeta Azul-Por Um Mundo Melhor.
-
Números de alunos para participam de leitura do Programa
Planeta Azul.
-
Números de revistas lidas.
-
Números de exercícios desenvolvidos.
-
Grau de interesse das crianças na ação.
-
Lista de presença.
-
Registro de livros.
-
Através de observação verbal.
2- Pesquisar e conhecer obras de artistas, pintores e filósofos.
-
Números de pesquisas realizadas.
-
Números de obras acessadas.
-
Grau de interesse na atividade.
-
Lista de pesquisa realizada.
-
Avaliação verbal escrita.
3- Palestras, reuniões, com os pais e educadores do CEI.
-
Números de reunião com os pais.
-
Números de dinâmicas e palestras.
-
Grau de satisfação dos pais quanto atividade.
-
Lista de presença.
-
Avaliação de relatório mensal e anual.
-
Avaliação com os pais.
4- Capacitação em cursos para a formação dos educadores para
desenvolver o Programa Educacional Planeta Azul- Por um Mundo
melhor, disponibilização de material didático.
-
Números de cursos realizados, disponibilizado para estudos.
-
Números de reunião com a equipe técnica da fundação Mokiti
Okada, referente à capacitação.
-
Número de certificado para educadores.
-
Grau de desempenho dos educadores, no curso de capacitação.
-
Registro de livros acessados.
-
Avaliação do curso semestral.
-
Avaliação com os professores.
5- Elaboração de dinâmicas, brincadeiras que despertem o
interesse da criança e da criatividade.
-
Números de participação das crianças, nas brincadeiras e
jogos.
-
Números de dinâmicas.
-
Grau de manifestação das crianças.
-
Observação dos cursos pelos professores.
-
Avaliação mensal com os alunos.
7. Bibliografia
-
SILVA, M.B.GRIGOLOT.M. Metodologia para iniciação a prática
da Pesquisa e extensão II. Educação a Distancia UDESC.
Florianópolis 2002.
-
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial
Circular Nacional para a Educação Infantil. Brasília:
MEC/SEF, 1988.
-
CENPC - Centro de Estudos em Educação Cultura e Ação
Comunitária. Tecendo Redes para Educação Integral. São
Paulo: Copyright By:2006.
-
SAKAMOTO. KOJI. Planeta Azul Por Um Mundo Melhor. Método
Educacional Mokiti Okada. São Paulo: Ed. Gráfica: 2000.
-
ABREU, MARIZA, VASQUES. DE. Projestão: Como Desenvolver a
gestão dos servidores na escola? Modulo VIII. Brasília:
Consed:2001
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