ASSOCIAÇÃO DE SENHORAS DE ROTARIANOS

Casa da Amizade de Blumenau

                                       Home Acima Procurar

 

 


Home
Acima
 

 

 

PROJETO LABORE


Acreditando que os problemas sociais irão refletir sobre a economia, educação e saúde do país, do estado e da própria empresa, a A.S.R. de Blumenau concluiu que somente com métodos e práticas de auxílio e parcerias em projetos visando à inclusão de adolescentes aprendizes no mercado de trabalho, a população poderá atingir um estágio social mais justo, mais sociável, mais participante e assim poderá crescer.

O projeto está sendo desenvolvido dentro de um Projeto da Pró-Família denominado “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ”, na parte do Programa de Orientação para o Trabalho da Fundação

A inclusão do Projeto Labore em parceria na Pró-Família permitirá ao jovem pela instituição atendido a receber instruções e informações que auxiliarão em seu futuro;

Além disso, o Projeto labore irá auxiliar na busca de novas vagas junto às empresas de Blumenau para os Adolescentes Aprendizes, solicitando as próprias associadas empresárias da Casa da Amizade e sócios empresários dos Clubes de Rotarys de Blumenau, vagas para uma demanda de 470 adolescentes já cadastrados no programa da Pró-Família, oriundos de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou que estejam em situação de risco social, pois estes necessitam da chance de serem inseridos no mercado de trabalho.

2.4 - Público Alvo/Metas: (Para o preenchimento deste item observar os anexos 2 - Público Alvo e 3 - Faixa Etária).

PUBLICO ALVO/FAIXA ETÁRIA/META: Fundação Pró-Família.

Jovens de 14 a 18 anos, em situação de vulnerabilizade social, atendidos dentro da Fundação Pró-Família pelo projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ” - 160 jovens (02) grupos

2.5 Modalidade de Atendimento e Ação Desenvolvida:

MODALIDADE D ATENDIMENTO

- Meio de interferência, informação e educação com trabalhos dirigido aos jovens adolescentes institucionalizados;

- Meio de interferência para a obtenção de um número maior de empresas para receber os jovens aprendizes em seus estabelecimentos.

AÇÃO DESENVOLVIDA

- Palestras e divulgação da matéria explanada ao jovens visando a direcionamento e facilitando a inserção do adolescente no mercado de trabalho.

2. 6. Ação executada desde:

DIA 07 de Agosto de 2006

3. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

Histórico da Instituição:

A Associação de Senhoras de Rotarianos de Blumenau (Casa da Amizade) é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 07 de outubro de 1966, que teve início com o encontro de algumas senhoras de rotarianos enquanto eles participavam das reuniões de Rotary.

Hoje, a ASR de Blumenau conta com mais de 260 voluntárias associadas, sendo esposas, viúvas, noivas ou companheiras dos rotarianos dos nove Rotary Clubes de Blumenau, ou sócias colaboradoras convidadas.

Com o ideal de servir e com o espírito de companheirismo, a ASR desenvolve com a ajuda de suas sócias um trabalho filantrópico diferenciado, sendo sua principal meta, dar assistência e trabalhar em parceria com as diversas entidades filantrópicas do município.

Procuramos doar às entidades assistidas, vários tipos de materiais,equipamentos, alimentos, roupas e demais suprimentos. Além disso, incentivamos profissionais voluntários a doarem parte do seu tempo para se dedicar com seu trabalho e conhecimento junto às pessoas que fazem parte destas entidades. Atualmente, a ASR assiste as seguintes entidades: ABAM, ABAPA, ABLUDEF, ACEVALI, AFEBLU, APAE, ASILO SÃO SIMEÃO, CASA DA ESPERANÇA, CASA DE APOIO A CRIANÇAS COM NEOPLASIA, C.E.I. ROBERTO RUDOLPH BARTH, ALA INFANTIL DO HOSPITAL SANTO ANTÔNIO, LAR BETHÂNIA, LAR BETHEL, PRÓ-FAMILIA, REDE FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER, ASILO SÃO LUCAS, CEI PAULO ZIMMERMANN, ESCOLA HERMANN HAMAM, APPM ASSOC. PAIS E PORTADORES DE MIELOMENINGOCELE.

Projeto Pela ASR hoje desenvolvidos:

1) PROJETO PLANETA AZUL (Cei Robert Rudolf Barth - Itoupavazinha):
Vai, vai, vai, começar a brincadeira”, para crianças de até 7 anos de idade. São aulas que abordam os bons costumes, resgate de valores morais e cívicos, além do respeito ao meio ambiente.

2)PROJETO LABORE em parceria com a Fundação Pró-Família (Fundação do Bem Estar da Família Blumenauense), no qual atuamos da seguinte maneira:
 

  • Atuar dentro do Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ”,

  • Divulgar a existência de jovens disponíveis para trabalhar por meio período como adolescentes aprendizes;

  • Divulgar entre nossas associadas e rotarianos a oportunidade de proferir palestrantes aos adolescentes aprendizes, sobre os mais variados temas (ética, família, trabalho, saúde, prevenção ao uso de drogas, dentre outros).

Sabemos que, para alcançar o estágio em que nos encontramos hoje, tivemos que trilhar um longo caminho. Caminho este que apresentou diversas vezes obstáculos que pareciam intransponíveis. Todos os trabalhos realizados e conquistas firmadas nestes quarenta anos de história, só foi possível graças a participação e ao esforço das 53 presidentes que já passaram pela Associação de Senhoras de Rotarianos, bem como de todas as companheiras que de uma forma ou de outra se dedicaram a esta importante instituição chamada Casa da Amizade.

Histórico da Ação:

Durante todo o ano as associadas da ASR se reúnem ordinariamente, bem como em reuniões da Diretoria Executiva com o propósito de fazer uma análise dos projetos assistenciais que estão sendo executados bem como analisando novas propostas de projetos, que geralmente são indicados pelas associadas que atuam nas entidades assistenciais (voluntariamente).

Com a pro-família não foi diferente, a ASR, através de suas voluntárias da pró-família, tomou conhecimento do projeto Curso de Rotinas Trabalhistas pela Fundação executado, e, após questionada a instituição se haveria possibilidade de formamos alguma parceria dentro dos trabalhos da Pró-família a mesma abriu essa possibilidade, que complementaria e somaria ao Curso de Aprendiz de Rotinas Trabalhista e fecharia uma lacuna criada dentro dessa atividade no curso.

Em uma das assembléias gerais ordinárias, realizadas pela ASR foi discutido quais as áreas as mulheres iriam se dedicar a trabalhar. Muitas sugestões surgiram, mas uma das que foram aprovadas, seria a parceria com a Fundação do Bem Estar da Família Blumenauense – Pró-família, segmentando o Projeto Labore dentro do Curso em Rotinas Administrativas voltado para o adolescentes aprendiz, pela Pró-Família administrado.

Em 07/08/06 foi efetivada a parceria da A.S.R com a Fundação Pró-família de forma voluntária, visando aplicar o Projeto Labore dentro do Projeto do Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ” no curso de “Aprendiz de Rotinas Trabalhistas”.

O Projeto Labore irá paralelamente ao Curso de Rotinas Trabalhistas, do Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ” orientar os adolescentes desde cedo a refletir sobre as várias profissões existentes, inserindo-os no mundo do trabalho para que, com orientações e tarefas adequadas recebidas, possam dominar novas tecnologias e ter uma melhor escolha da profissão, tendo por base as informações reais sobre o mercado de trabalho.

Dentro do Projeto Labore, os jovens terão a conscientização sobre o que irão enfrentar na escolha da profissão com experiências práticas no mundo do trabalho, através de profissionais voluntários de alguma das área a serem explanadas, como forma de incentivo para que pela insegurança provocada pela falta de conhecimentos práticos em um emprego futuro levem esses jovens a abandonar as expectativas de crescerem profissionalmente.

O Projeto Labore é uma proposta nova e houve o incentivo de grande parte das voluntárias e associadas das ASR para a realização do mesmo.

O projeto possui dois perfis de execução: Um deles é buscar voluntários sendo que o objetivo é ministrar palestras; e o outro é buscar novas vagas no mercado de trabalho para inserir estes adolescentes.


3.3 – Descrição da Estrutura Física

Uma parte do Projeto Labore (palestras) ocorrerá nas dependências da Fundação Pró-família, em ambiente escolar, para turmas de no máximo 20 adolescentes de 14 a 18 anos por sala de aula.

Para a execução da palestra será utilizado pela (o) palestrante voluntário o quadro negro, material didático (opcional), data show e demais materiais que julgar necessários à melhor e mais ampla explanação da matéria a que veio a palestrar.

A parte de divulgação de vagas para as associadas e empresários da comunidade será feito através de folders que serão distribuídos pelas próprias associadas.

3.4– Justificativa:

As importâncias do Projeto Labore em parceria para a Pró-Família no Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ”:

1.é um projeto que não requer requer custos financeiros para ocorrer, por ser dependente exclusivamente da ação da pessoa que irá realizar as palestras (associadas e voluntários);

2.possibilita à diversas pessoas da comunidade, como voluntários da ASR, a abertura de um trabalho voluntário, voltando especificamente para a área de atuação profissional dos mesmos;

3.o trabalho é direcionado à jovens e adolescentes de baixa renda, que necessitam de suporte para fortificar uma expectativa de crescimento pessoal e profissional.

4.Esse projeto faz parte dos objetivos sociais da ASR.

5.Esse curso aplicado pela Pró-Família, com a parceria da ASR visa preparar o adolescente para o Mercado de Trabalho, proporcionando-lhe suporte técnico na área administrativa compatível com o seu desenvolvimento físico, psicológico e moral,

6.Ao conseguir vagas para esses jovens aprendizes, este projeto facilita a entrada dentro dos estabelecimentos empresariais, dando um primeiro passo para a formação de cidadania desse jovem aceito na empresa/comercio.

3.5Objetivos

3.5.1Objetivo Geral:

Trabalhar em Parceria com a Fundação Pró-Familia, dentro do Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ”por eles adotados, que visa orientar os adolescentes aprendizes da Fundação Pró-família a fim de facilitar a inserção dos mesmos no mercado de trabalho.

O trabalho realizado está de acordo com os objetivos sociais e estatutários da ASR, que é Assistir e orientar associações filantrópicas e promover obras assistenciais; "II – Desenvolver entre as associadas um espírito de amizade e companheirismo, estimulando-as para o ideal de servir e colaborar com os trabalhos comunitários desenvolvidos pela Associação";

3.5.2 Objetivos Específicos

3.5.6 Atividades

  • Promover oportunidade de orientação e reflexão a adolescentes referente a questões direcionadas para o mercado de trabalho

  • Desenvolver o espírito de voluntariado dentro da comunidade blumenauense;

  • Criar opções de vagas para os adolescentes aprendizes que participam do Projeto.

  • Trazer maior motivação aos jovens adolescentes sobre o futuro deles profissionalmente.

  • Trazer métodos práticos dentro dos painéis a serem explanados pelos palestrantes

  • Trazer conhecimento adquirido aos jovens.

  • Palestras com formação técnico-profissional que permite ao jovem aprender uma profissão .

  • Buscar profissionais dentro da ASR, através de suas associadas, bem como de profissionais dos mais diversos segmentos profissionais, dentro do empresariado blumenauense.


Ao buscar pessoas voluntárias para palestrar aos jovens adolescente, ao mesmo tempo oportuniza-se ao empresário conhecer o funcionamento do projeto e da legislação que o ampara e ao mesmo tempo dar segurança ao empresário da real importância desse projeto e de dar uma vaga de um primeiro emprego ao jovem aprendiz.


Dentro das palestras a serem realizadas, os palestrantes darão maior ênfase a uma interpretação positiva do futuro desses jovens, tentando demonstrar a realidade, onde o comprometimento do jovem deve ser espelho para seu futuro;

Os palestrantes terão a oportunidade de trazer métodos práticos do dia a dia de suas empresas, com análise de “cases” para facilitar a compreensão desses jovens, através de oficinas e trabalhos de grupos.

O conhecimento adquirido dos palestrantes irá fortificar a vontade desses jovens, quando da discussão e análise dos temas que fazem parte das disciplinas dos cursos.

3.6 Metodologia:

As atividades serão desenvolvidas pela equipe de senhoras voluntárias da ASR e de voluntários da comunidade, sendo que a periodicidade será mensal.

Juntamente com a equipe de profissionais da Fundação, será adequado um calendário fixo para a participação desses palestrantes em sala de aula.

Essas aulas acontecerão de 2ª a 5ª feira em dois turnos, no matutino, com início às 08:00 horas e término às 11:00 horas e, no período vespertino, com início às 13:00 horas e término às 16:00 horas.

São 160 aprendizes distribuídos em 8 turmas com 20 alunos. As aulas acontecerão na Fundação Pró-família em salas de aula adequadas para esta formação.

Serão recebidos palestrantes para complementar as aulas teóricas dos seguintes temas:

  • 1.Relações Humanas;

  • 2.Ética;

  • 3.Comunicação no mercado de Trabalho;

  • 4.Matemática;

  • 5.relações Familiares;

  • 6.Auto-conhecimento;

  • 7.Sexualidade;

  • 8.Drogas;

  • 9.Saúde e Segurança no Trabalho;

  • 10.Educação Ambiental;

  • 11.Rotinas Administrativas;

  • 12.Trabalho em Equipe;

  • 13.Empreendimento no trabalho;

  • 14.A Escolha Vocacional;

  • 15.As diversas profissões;

  • 16.Aptidões.


4. INDICADORES DE AVALIAÇÃO:

Atividades

  • Palestras aos jovens aprendizes.
    Captação de voluntários
    Abertura de vagas de trabalho nas empresas para os adolescentes.

Indicador Quantitativo e/ ou Qualitativo/Meio de Verificação através do:

  • Interesse demonstrado pelos jovens.

  • Pela aceitação e reciprocidade dos convites feitos pela ASR

  • Pelo número de jovens participantes no Curso ou com interesse de participar;

  • As informações serão coletadas através da discussão que ocorrerá dentro dos painéis.

  • Parâmetro convites realizados e convites aceitos.

  • Pelo número de vagas conseguidas.

6. IDENTIFICAÇÃO DOS PARCEIROS

  • Fundação do Bem-Estar da Família Blumenauense – Pró-família

  • Conselho Municipal de Assistência Social

  • Associação de Senhoras de Rotarianos de Blumenau.


Parceria dentro do Projeto “CONSTRUINDO CIDADANIA ATRAVÉS DO TRABALHO APRENDIZ”, dentro do Curso de Rotinas administrativas, onde será executado pela ASR o Projeto LABORE.

Através da captação de pessoas físicas da comunidade para atuar nas palestras dentro do curriculum do Curso.

7. BIBLIOGRAFIA:

  • Lei nº 10.097, de 19/12/2000;

  • Decreto nº 5.598, de 01/12/2005;

  • CLT;

  • Estatuto da Criança e do Adolescente;

  • Constituição Federal de 1988;

  • Portaria Mtb nº 20/2001;

  • Portaria Mtb nº 702/2001;

  • Convenções nº 138 e 182

  • Recomendações nº 146 e 190 da OIT

 

 

PROJETO LABORE - PARCERIA COM JUNIOR ACHIEVEMENT E PRO-FAMILIA - 2009