ASSOCIAÇÃO DE SENHORAS DE ROTARIANOS

Casa da Amizade de Blumenau

                                       Home Acima Procurar

 

 


Home
Acima
 

 

2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASR GESTÃO 2008/2009

Fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos: Comp. Marinês Brancher Roeder, Presidente da ASR de Blumenau, gestão 2008/2009.; Ana Lúcia Barbetta Péricas, Coordenadora do Distrito 4650 e representante do clube Açu, anfitriã da festiva; Neilen Sackl, 1a Secretária e Presidente Eleita Gestão 2009/2010. Elke Willecke - Sócia Fundadora ASR Blumenau, coordenadora Nacional gestão 1986-1988 e Coordenadora Distrital gestão 1979-1980.
A presidente deu as boas vindas a todas as Companheiras presentes, convidados e Visitantes sob o lema “União e harmonia construindo Solidariedade”, declarou aberta a 2a Assembléia Geral Ordinária gestão 2008/2009.

Hoje, 07 de Outubro é um dia muito especial para esta associação, pois estamos comemorando 42 anos de fundação. Foi apresentado um resumo da história da ASR de Blumenau.
Histórico:


A Casa da Amizade de Blumenau foi fundada no dia 07/10/1966 pela comp. Edeltraud Odebrecht. Entusiasmada, após visitar diversas associações do distrito na companhia do seu esposo Armando Odebrecht na época Governador, trouxe a idéia para Blumenau. Reuniu em sua residência as senhoras de rotarianos do Rotary Club Blumenau, com o objetivo de fundar a ASR de Blumenau, mais conhecida como Casa da Amizade.

Nesta reunião ficou estabelecida a seguinte ordem do dia: 1)Fundação da associação; 2)Discussão e aprovação dos estatutos ; 3)Eleição e constituição da seguinte diretoria: Presidente: Cybila Coutinho; Vice Presidente: Irma Petry; Tesoureira: Elke Willecke; Oradora: Elke Hering; Diretoras sem pasta: Edeltraud Odebrecht, Nelly Péricas, Neusa Silva; 4)Determinação do local e data das reuniões: Tabajara Tênis Club às 15:00 na primeira sexta feira de cada mês.
No início participavam apenas 46 companheiras do Rotary Club Blumenau.
Em 1967, a Associação cresceu com o ingresso das comp. do Rotary Club Blumenau Norte.Em 1981, recebemos as comp. do Rotary Club Hermann Blumenau. Em 1990 expandiu o quadro social, com as companheiras do Rotary Club Blumenau Açú. Em 1991 inclusão das comp. do Rotary Club Blumenau Oeste. Em 1997, inclusão das comp. do Rotary Blumenau Verde Vale. Em 2000 juntaram-se a nós as companheiras do Rotary Club Blumenau Garcia. E em 2004 as companheiras do Rotary Club Blumenau Fortaleza começaram a fazer parte da nossa associação.
Hoje somos 256 sócias efetivas participantes e 31 colaboradoras.
Desde 1979 a Casa da Amizade de Blumenau se faz presente nos Encontro Nacionais. Já sediamos dois ENAs. O 10º ENA, em 1984, no Teatro Carlos Gomes e o 22º ENA no mesmo local em agosto deste ano.
A ASR de Blumenau já foi portadora por duas vezes do troféu Rosa de Prata, premiação máxima concedida pela Coordenadoria Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos. Em 1996, no XVI ENA onde a portadora foi Elke Willecke e em 2004 no XX ENA em São Luís do Maranhão-MA sendo portadora Ana Péricas.
No dia 03 de agosto de 1979, foi fundada em Blumenau a Coordenadoria do Distrito 4650 sendo a Companheira Elke Willecke a primeira coordenadora distrital.
Em 1982, na XXII Conferência Distrital de Rotary, a Casa da Amizade de Blumenau recebeu o Troféu Conferência, por ter se destacado no trabalho “servindo“.
Em Outubro de 2001 na gestão da companheira Cristina Dorigati foi instituído o Troféu Elke Willecke, o qual simboliza: respeito, reconhecimento e gratidão. Este troféu é dado pela Presidente da Gestão à uma comp. virtuosa, que pratica o voluntariado com amor e perseverança, ajudando a comunidade carente.

Já receberam o troféu Elke Willecke:

Elke Willecke - gestão 2001-2002

Edeltraud Odebrecht – gestão 2002-2003

Rita Bubeck – gestão 2003-2004

Marli Capello – gestão 2004-2005

Maria Helena Schlup – gestão 2005-2006

Ana Lucia Barbetta Péricas – gestão 2006-2007

Firosette E.Estevam Odebrecht – gestão 2007-2008

Aquisições feitas pela nossa Associação:
Em maio de 1984 com o resultado do X ENA realizado em Blumenau foi adquirida a primeira sede, uma sala no Edifício Brasília na Rua XV de Novembro,1336. Hoje é utilizada pela Secretaria dos Rotarys.
Em 2005 com o fundo de reserva formado por várias gestões foi adquirida a sala 72 do Edifício Classic na Rua Amadeu da Luz, 122 . onde hoje são realizadas as reuniões de diretoria e comissões de trabalho.
Em 30 de outubro de 1996 nasce o Grupo Vocal da Amizade. Hoje com 27 integrantes.
Nossa Casa da Amizade está completando 42 anos, com uma história repleta de capítulos que contam uma trajetória de realizações, ações, acontecimentos e fatos. E o mais importante, a história de cada uma de nós ao longo destes anos, que está registrada, seja em uma palavra, em uma linha, um parágrafo ou até em um capítulo todo, onde a sua participação muito colaborou na construção desta obra grandiosa que é a Casa da Amizade de Blumenau.
A Presidente Marines, com a palavra, fez uma especial memória da fundação: “Há 42 anos a saudosa senhora Edeltraud Odebrecht abriu as portas de sua residência para a fundação da Associação de Senhoras de Rotarianos de Blumenau, que foi crescendo e se fortalecendo a cada ano e realizando diversos trabalhos comunitários.No dia de hoje, quero homenagear a memória de Edeltraud Odebrecht, pois foi graças a sua iniciativa que o trabalho solidário, em Blumenau, é realizado com tanta dedicação.
A beleza e o sentido da vida estão contidos em gestos de delicadeza, carinho e solidariedade. Esse foi o exemplo deixado pela senhora Edeltraud e que sempre deveremos nos lembrar.Recebemos da família de Edeltraud Odebrech os agradecimentos pelos votos de condolência e envio de flores pela sua morte em 05/09/2008.Queremos também homenagear uma de nossas sócias fundadoras mais ativas. A Companheira Elke Willecke, por tantos anos dedicados à Casa da Amizade de Blumenau. Convido-a para receber um pequeno mimo. Queridas companheiras sintam-se todas homenageadas na data de hoje, pois cada uma de vocês tem contribuído para o engrandecimento de nossa associação, sendo assim, convido o Grupo Vocal da Amizade que também aniversaria neste mês, para sua apresentação. Obrigada ao grupo vocal que sempre nos alegra e emociona com suas canções.”

Em seguida, passou os informes das atividades da Casa:
EVENTO OKTOBER DA AMIZADE - ABERTURA DA LOJA DIA 09 18:00 HORAS
Dia 08 as 09:00h da manhã no 2º piso do shopping H a abertura da OKTOBER SOLIDÁRIA- Feira de Artesanato promovida pela Casa da Amizade.Serão 11 entidades que vão comercializar seus produtos, 10 são nossas entidades assistidas.
Agradeceu também a Malharia Camila na pessoa de Maria Barni pela doação das camisetas da Gestão 2008/2009 e a Procuradoria da Fazenda Nacional na pessoa do Elias Cidral e João Pereira de Assis Rotariano do Verde Vale pela indicação da Casa da Amizade para receber a doação de 2600 camisetas infantis tamanho 04 a 12 anos.
Agredeceu também as companheiras pela doação na festiva de 09 de setembro de 70 escovas dentais, 49 creme dentais 5 shampoos e 3 condicionadores todos infantis.
Desfile da oktoberfest dia 15/10 quarta feira as 19:30.
Após foram homeageadas as aniversariantes do mes de outubro. E depois a posse das novas companheiras da Casa da Amizade:

Fernanda Cunha Piazza. Companheira madrinha: Poliana Kalvelage

Christiane Jacobs - Comp. Madrinha: Valdete da Silva

A presidente Marines Brancher Roeder, para proceder a entrega do Certificado e dos 10 mandamentos de associada às novas companheiras. Prosseguindo a reunião, foram divulgados alguns eventos, que serão realizados este mês, por entidades assistidas pela Casa e após passada a palavra a comp. Ana Lucia Pericas representante do clube Açu.